Alutal Measure & Trust

Wiki Alutal

23 - Recomendações para instalação de termopares

Para um perfeito funcionamento do sensor, é necessário tomar os devido cuidados de instalação, armazenagem e manutenção.

Deve-se especificar os materiais da proteção e ligações, capazes de operar na temperatura de operação necessária.

O comprimento da proteção e do sensor deve ser de tal forma que acomode a junção de medição bem no meio do ambiente em que se deseja medir a temperatura, caso seja em tubulação, aconselha-se que seja de ¾ do diâmetro do tubo.
Um comprimento de inserção mínimo recomendado por norma é de no mínimo 10 (dez) vezes o diâmetro externo da proteção (bainha, tubo ou poço), para minimizar os erros causados pela condução de calor ao longo da proteção.
(Norma ASTM-STP 470 B).

Caso isso não seja possível, montar o poço na posição vertical, em cotovelo ou em ângulo (no contra fluxo) para se conseguir um comprimento de inserção mínimo e uma boa resistência mecânica.



Deve-se evitar choques mecânicos nas peças, pois estes podem danificar o sensor. Isso é comum em trocas de sensores onde os mesmos sofrem quedas durante este processo. Também é muito comum em locais onde o sensor é constantemente manuseado durante a sua utilização.

É essencial utilizar fios/cabos de extensão/compensação para a interligação do termopar.

Zonas de estagnação ou com baixas velocidades do fluido em contato com o sensor não devem ser utilizadas devido ao retardo e aos erros causados na medição.

Em locais sujeitos a ruídos intensos, indica-se o uso de cabos blindados e torcidos.

Em locais onde se tenha umidade excessiva oriunda do ambiente ou de lavagens constantes do local, é comum o sensor apresentar baixa isolação e consequentemente, ter sinais de variação constante dos valores medidos.

Recomenda-se também uma distância mínima de 100 mm do cabeçote à parede do processo, para nunca exceder a temperatura máxima de utilização dos fios e cabos de extensão e compensação.

Os poços e tubos de proteção devem ter um diâmetro adequado para acomodar os sensores.

Quando se utiliza tubo de proteção cerâmica, antes de sua inserção ou retirada do processo, deve-se fazer um pré-aquecimento para evitar o choque térmico, que resultam em quebra dos mesmos, além de uma inserção ou retirada lenta e gradual.

See the full line of Alutal Temperature thermocouples Access exclusive page about thermocouples

See now how our products can directly impact your operation:

How much does it cost to heat your process by 1º C?

We will help you save due to our precision, click the button below, access our calculator and see how much our products will contribute to your business.

access the calculator
Discover how much money you can save using Magnetrol® GWR

Our precision will directly contribute to savings in your processes. Calculate below how much savings you will generate using Magnetrol® GWR

access the calculator
Speak to an expert
Our experts will assist you in your control process

Just as we have done with countless companies from different parts of the globe

Speak to an expert
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso